Porque tu vives em Ignorancia XL... <body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d10031452\x26blogName\x3dIgNoRaNcIa+XL\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://ignoranciaxl.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://ignoranciaxl.blogspot.com/\x26vt\x3d-8817729702550714298', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Ai ai... tamos em fevereiro... daqui a 12 dia lá estamos nós no dia dos namorados... isso toda a gente sabe... mas será que alguem sabe a lenda de Sao valentim? Existem varias esplicaçoes sendo uma delas a seguinte:

A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados pensa-se ter vivido no século III, em Roma, tendo morrido como mártir no ano 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem do imperador e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos casais em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.

A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história. Segundo uma delas, enquanto estava na prisão Valentim era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. No dia da sua morte, ter-lhe-á deixado um bilhete dizendo «Do teu Valentim».
Quanto à tradição pagã, pode fundir-se com a história do mártir cristão: na Roma Antiga, celebrava-se a 15 de Fevereiro (que, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera) um festival, os Lupercalia. Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa rapariga seria a sua «namorada» durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).

Com a cristianização progressiva dos costumes romanos, a festa de Primavera, comemorada a 15 de Fevereiro, deu lugar às comemorações em honra do santo, a 14 de Fevereiro.
Há também quem defenda que o costume de enviar mensagens amorosas neste dia não tem qualquer ligação a S. Valentim, mas deve-se ao facto de assinalar o princípio da época de acasalamento das aves.
Com o decorrer do tempo, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializados no início do século XIX. Actualmente, o dia de S. Valentim é comemorado em muitos países do mundo como pretexto para os casais de namorados trocarem presentes . Mais propriamente até o dia dos namorados se tornou numa actividade comercial para as empresas ganharem dinheiro. uns interesseiros. Mesmo assim nao se esqueçam de ao menos mostrarem afecto para com a pessoa de quem gostam e se houver dinheiro comprem uma prenda dentro das vossas possibilidades... è isso...





pa eu axo sinceramente o dia dos namorados uma fantoxada.. mas atençao, axo uma fantoxada pela simpes razao d k s esta a dar um significado consumista a esse dia.. e pra ja em portugal nao devemos festejar no dia 14 de fevereiro mas sim no dia 13 de junho, k é o dia do santo padroeiro d PORTUGAL e nao dos E.U.A. bem mas pra mim esse dia pode ser comemorado d outra forma.. Estamos com a pessoa d kem nos gostamos e fazemo-la sentir bem..E digo isto pk assim o faço..Aproveito pra divulgar aki o meu blog e pedir pra aparecerem por la e fazerem os vossos comments:

naoconcordocontigo.blogspot.com  


mais um post do malfadado anonymous...

Eu acho que o S. Valentim é um atentado contra a cultura portuguesa, contra tudo o que é nosso, e contra todos os que valorizam este nosso rectangulozinho à beira-mar plantado!
É uma americanice barata, mais uma importação de terceira categoria, daquelas que sem as quais vivíamos muito bem (melhor até). É como o Hallowe'en.
E para mais, estas festas (autênticas máquinas de fazer dinheiro para aqueles que arquitectam a perdição da nossa civilização, o Apocalipse em que a Besta somos nós próprios) estão a ganhar cada vez maior importância: praticamente todos os namorados celebram o dia de S. Valentim, e o Hallowe'en em breve terá (alguém poderá dizer que já tem) a mesma importância que o Carnaval, festa essa, sim, tipicamente portuguesa (a celebração do final do tempo comum, e o último dia antes da Quaresma, o último dia em que se podia comer carne - daí o nome - até ao domingo de Páscoa - precisamente 41 dias depois do Carnaval).

Portugueses, uni-vos e digam NÃO a esta cabala que está a ser projectada contra nós e contra a diversidade cultural no mundo! Digam NÃO a este lado mau da globalização!  


O anonimo que nao diz o nome é um gay  


O anonymous que preservar a sua identidade secreta até achar que chegou o momento de a divulgar.

Mas já há ene gente que sabe quem eu sou...  


Enviar um comentário

Adicionar aos favoritos