Porque tu vives em Ignorancia XL... <body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d10031452\x26blogName\x3dIgNoRaNcIa+XL\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://ignoranciaxl.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://ignoranciaxl.blogspot.com/\x26vt\x3d-8817729702550714298', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

sábado, junho 18, 2005


Gravidez adolescente… quem nunca pensou nisso? Quem nunca pensou que as coisas podem correr mal e que assim como que vindo do nada aparece uma criança…
Adolescentes com 13…14…15…16 anos inconscientes e inexperientes que muitas vezes não tem a mínima ideia da responsabilidade que as suas acções acarretam.
Hoje em dia é fundamental as pessoas estarem informadas dos problemas que podem ocorrer através de um simples acontecimento que tão bem lhes soube. Doenças gravíssimas que andam por aqui e por ali e que ninguém vê. Gravidez que pode destruir por completo o futuro de um jovem e apagar do pensamento todos os seus planos e sonhos futuros. Como prevenir estes terríveis pesadelos? Simples… para prevenir doenças é dispensar uns trocos e comprar uma caixita de preservativos que são a melhor maneira de prevenir a transmissão de doenças. Para prevenir a gravidez não é recomendado usar apenas o preservativo pois tem uma eficácia de apenas 80% sendo preferível utilizar métodos mais eficazes como a pílula que pode ser receitada por um médico. Agora pensa-se “ Um medico pode receitar mas para isso tenho que ir com os meus pais e não convêm eles saberem disso”. Há sempre a possibilidade de enganarem os papás e pedirem para ir a um ginecologista e pedir para tomar a pílula para controlar as dores menstruais ou para regular o período ou mesmo para combater espinhas visto que a pílula também serve para tratamentos nesses campos e assim os papás não vão desconfiar de nada. Esses são os dois métodos mais usados pelos adolescentes na actualidade. Ter uma actividade sexual sem qualquer protecção não é nada aconselhável porque ai não se engravida por azar, é mesmo por estupidez! Mas como eu tudo na vida acontecem imprevistos e é lógico que ou o preservativo pode furar… ou ela pode-se esquecer de tomar a pílula… ou por azar não há preservativo por perto e acabam por fazer sem nada e no fim param e ficam a pensar: “ E agora???”… Boa pergunta… Esta pergunta nunca devia chegar a ser sequer feita pois devia pensar-se antes e não depois dos actos. Mas enfim… se aconteceu a melhor coisa a fazer é pegar em 10 eurinhos e ir a uma farmácia o mais depressa possível e comprar uma embalagem da pílula do dia seguinte. E mais uma vez vem uma pergunta a cabeça :” vou chegar lá e pedir uma pílula do dia seguinte? Aquilo é um medicamento por isso deve ter nome!”
Como é lógico a pílula do dia seguinte tem um nome e a pílula mais usada em Portugal é “Norlevo” havendo também um genérico mais barato do mesmo chamado Levonelle que funciona exactamente da mesma maneira que o Norlevo mas que custa menos que a outra. Uma coisa importante a referir sobre a pílula do dia seguinte é que não deve ser usada como um contraceptivo normal, a pílula do dia seguinte e uma pílula de emergência e só deve ser utilizada em casos extremos e jamais utilizada mais do que uma vez no mesmo ciclo menstrual. Achei importante escrever um pouco sobre isto porque apesar de se poder encontrar muita informação sobre este assunto na Internet as informações estão bastante dissipadas e por vezes pouco actualizadas. A recomendação de uma médica ginecologista em relação á contracepção é que deve ser administrada a pílula e ser sempre usado o preservativo pois a pílula previne a 95% a gravidez mas não protege de doenças por isso é sempre importante o uso do preservativo que é o único meio eficaz de prevenir doenças.
Outro assunto daqui derivado e que é importante frisar é a proibição do aborto e ouvir por ai muitas pessoas a viraram-se para mim e a dizerem “ Abortar? Eu nunca faria isso na minha vida! É matar uma vida! O bebé tem vida sabes?”
Pessoalmente o que eu tenho a dizer é que até pode ser verdade que o bebé tem vida e que é possível estar a matá-lo mas já se puseram sequer no papel de pais adolescentes? Já vos ocorreu a ideia de imaginarem sequer o choque que era saberem que iam ter um filho? Saber que os vossos estudos iam ser perturbados ou mesmo interrompidos por causa duma criança que vem ao mundo para viver sem condições? Por alma de quem desejaria uma criança nascer se a única coisa que vai fazer no mundo é destruir a vida dos pais e ter uma vida sem condições? Acho que só quem vive a situação na própria pele é que sabe se deve ou não abortar. Não sou eu nem ninguém que vamos decidir se está a matar um bebé ou não porque cada pessoa tem a sua própria vida e os seus planos definidos e só ela pode decidir o que fazer numa situação dessas. Mas já agora, previnam-se para não terem sequer que passar por uma situação dessas.

Protect yourself




Exactamente: mais vale prevenir que remediar, e nao custa assim tanto prevenir pq depois o remedeio é muito pior! O aborto... eu vejo as coisas pelos 2 lados, e realmente nao sei bem o q pensar pq por um lado pode-se tar a matar 1 vida, mas por outro essa vida vinha estragar outras vidas e muito provavelmente nao teria 1 vida em condiçoes. por isso: prevenir :D

Ja soube do teu trabalho d pesquisa hehe parabens! lol.. q + louco. =)  


Há algo que é 100% eficaz contra a gravidez e as DST(doenças sexualmente transmissiveis), a abstinência.13,14,15,16, não são idades para se ter relaçõe sexuais, psicologicamente não se está pronto para se ter uma relação sexual. Fisicamente, mas interiormente, o corpo ainda não está sexualmente maduro. Uma gravidez na adolescência acarreta muitos problemas de saúde tanto para a futura mãe, como para o bebé.Geralmente as experiências sexuais precoses são desagradáveis. Numa relação a dois o menos importante é a relação sexual. Para se ter uma relação sexual tem que haver maturidade a todos os níveis e responsabilidade.Que isto implica?Que se esteja consciente do acto que se vai praticar e do que ele implica. Se se tem relações sexuais, não pode haver vergonhas nem problemas de assumir perante os pais, nem de ir ao centro de saúde às consultas de planeamento familiar e/ou ao ginecologista ou outro técnico de saúde.É também de extrema importância ser monogamico e fiel nas relações.Cuidado com as pílulas do dia seguinte, porque o que elas fazem é destruir a camada superficial do útero, de modo a que o óvulo não nidifique na parede do útero. Quando ocorre gravidez, o aborto nunca deve ser a solução.Quem somos nós para decidir sobre a vida de alguém?Somos ninguém, nem os técnicos de saúde deve m promover a morte. A criança que vai nascer não tem culpa de algo,não pediu para nascer, mas já que foi formada tem o direito a nascer.Se vai ser feliz ou não, não interessa, ao abortar-se é que não se dá a oportunidade desse bebé a ser feliz.Quanto a vir a estragar a vida dos futuros pais, estes só têm que assumir a responsabilidade dos seus actos. Se são demasiados crescidos para relações sexuais, também têm que o ser para assumir as consequências do acto sexual.O sexo é como as azeitonas num bacalhau à Braz, acompanham sempre bem um Bacalhau à Braz, mas nunca o deixa de o ser por não ter azeitonas.Até porque, o que são as azeitonas comparado com o resto do prato?Muito pouco!!!  


Vasco,sei bem que não sao idades para isso acontecer,mas pensemos e olhe-mos a nossa volta? Acontece! Aqui ali em todo o lado! Então nos grandes centro urbanos
nem se fala! As crianças tentam crescer cada vez mais depressa e eu como adolescente que sou tento ser o mais cosnciente possivel e tentar dar o meu contributo em relação aos meus curtos e escassos conhecimentos da matéria.
Em relação ao aborto discordo contigo pois acho que se tu achas que nao se deve abortar pode haver quem concordo com isso por isso o aborto deveria ser uma coisa legal para quem tivesse vontade de o fazer o fazer. Não sou eu que vou dizer que a Maria que mora ali na Azenhaga dos bezouros com os 6 irmãos que o pai deixou e com a mae paralitica nao pode abortar porque eu acho incorrecto. Há alturas em que devemos tentar alargar os nossos horizontes e fronteiras para alem daquilo que vemos pois nem todos sao como nos e devemos respeitar a diferença e por vezes ignorancia dos outros. É bem verdade que as azeitonas não sao fundamentais mas diz-me lá se nao gostas de comer uma boa azeitoninha de vez em quando? Claro que tens que comer com regra e moderação porque em excesso faz espinhas!!
Um Abraço
Fica atento...  


Ainda é tao importante falar disto! Por muita informação q haja, continuam a existir temas - tabu, talvez por ser tão difícil a abertura destas questões com pais ou outras pessoas mais velhas... "+ vale prevenir do q remediar" ;) Velho ditado? talvez... ms aplica-s a tts situações q + vale q o sigam como 1 maxima... Liberdade implica responsabilidade... por isso, sejam responsáveis... ajam c/moderação eheh ;) qt ao aborto... Claro q ha situações em q é qs desumano n achar q é (pelo menos) razoavel... Violações, doenças... Agr.. fazer 1aborto (q ainda é ilegal, para mais..), tomar 1decisao q implica tt ponderação baseada em irresponsabilidade... por favor... c/ tts alternativas... n deixem q as coisas cheguem as consequencias... e +, numa coisa concordo c/o vasco... Estas coisas exigem maturidade e acho q n devem acontecer por 1mero capricho ou vontade... Vivam o momneto, sim... Ms penem tb, q faz falta ;) * bem.. n m vou alongar +... gostei do post, tobe! bjinho gd!! ;)*  


ola windo :D bem nino, ja aki estou pa comentar!!!!!
tipo,eu nao tenhu nada jeitinhu pa comentar estas cenas, mas prontos, ca vai(nao tenhu culpa da merda k sair deste coment)...
tipo, os temas k abordas no teu blog sao mt fixes, e este (no meu ponto de vista) é um dos mais interessantes, visto k nem toda a gente tem a facilidade em falar deles, e é por isso k te admiro a ti, e ao infa (ker dzr, vcs as vezes exageram)!!! tipo, eu curto ene falar destas merdas, nao so para me informar mais, mas tb pa um dia mais tarde conseguir falar mais abertament com os meu filhos (lolo, kem ler isto, ainda pensa k eu k ja me vou casar llololol)....
[ponto de situaçao-->>ta a ficar a maior merda de sp!!!:X] tipo, a kestao do aborto, é mt complicada, pois, trata-se da morte de um ser humano, e todos nos temos direito á vida, ker sejamos ricos ou pobres, feios ou bonitos, maus ou bons(a nivel psicologico).
mas por outro lado, ngm ker estragar a sua adolescencia com uma criança, mas para isso é k servem os preservativos e a pilula!!!
por isso ninos e ninas se pensam k isto so acontece aos outros enganam-se, pois mts vezes vcs dizem " ahhh nao percebo, e eu k pensava k isso acontecia aos outros e a mim nao!!!" [lol k exmplo estupido] mas pronto, axu k ja deu pa perceber!!!!
bem lindo, agr vou-m despedir xauuuuuuuu * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * p.s--->> continua com este blog, pois tens aí temas mt interessantes, e acredita k tens mesmo jeitinhu pa escrita, e acredita k este é o unico blog k eu consegui ler de principio a fim!!!! as cenas k tu escreves tocam-me, e tocou-m mt akela cena de kd acabast com a tua namorada axei isso simplesmente lindo e sincero!!!
xauuu e felicidades * * * * * * * * * * * \o
ass. miga do infa :P kel_ana  


Olá ... epah eu nem keria comentar nd neste blog, mas parece k vai ter k ser senao o menino ToBé ainda se suicida...heheh! brincando!
BEm... eu podia estar para aqui a dizer um monte de coisas do tipo que acho que tens muito jeito, tens um grande cerebro (eu ia dixer k tinhas uma grande cAbeça..mas as mentes mais perversas podiam estranhar!) ... k abordas temas muito interessantes i mais coisas que tda a gente sabe do tipo que és um apaixonado por aquela minina k te poe a cabeça em agua ;) ... MAs nao vale a pena ( ate pk ja ta dito mm sem kerer)

Qt a este tema... É bem verdade..concordo plenamente ctg...apesar de ser um tema por todos conhecido ainda assim existem pessoas que vivem na ignorancia...O que nao é nd bom pk é daí que vem os probs!!N ha nd cm preservativo ou pilula..i ha montx d maneiras d n mostrar o k se fax!! qt ao aborto.. tb concordo.. Será k n vivemos num país onde cada um é dono da sua vida?e se assim é pk nao deixare k cada um decida se deve ou nao abortar, tendo em conta os pros e contras...Um filho na adolescencia é algo no minimo mt problematico e poderia ser minimizado!

PS: Nao ter relaçoes???ahh.. isso deve ser seguro.. mas mm assim nc se sabe!! por obra do espirito Santo!! por favor... isso é um bcado antiquado!Fazer sim... Mas com cabeça  


mas uh mininuh percebeh mt du assuntuh hein?? inda mais sobre as pilulas..bou saber dissuh!!! lool ;)
sobre uh assuntuh..
é komuh dizes..td bem k a adolescencia naum é idd pa ter relaçoes sexuais..mas akontece!! tmb naum é idd pa beber..e bebem!! e naum podemos vir kom cenas d ke "naum tmus idd"..a vdd é k andam pai pitas d 13 anos k sao kapazes d ter + esperiencia sexual k gente kom 16anos..naum podemus rejeitar estas ideias..fazem parte da realidade!!
abordanduh uh tema du aborto..
sinceramente..ha gente k msm naum senduh legal por lei uh fazem..entao pk naum legaliza-lo?? ao menos smp uh faziam kom kondiçoes, kom menus perigos..naum?? kada um tem uh direituh d decidir uh k fazer..kada um k trate da sua vidinhaa..e naum venham dizer k é matar um feto..atao naum tomem pilula nem usem preservativuh..pois assim estao a matar ovulos e espermatozoides..us msm k dao origem a esse feto..é triste né? é a pura realidade..!

benheee..tobe..kurtuh en uh teu blog..e num é pa lebares a mal uh komentariuh k fix nu outruh dia..okay?? x)

beixinhuuuuuh* =]  


Tóbéé... fost tu q m pedist pa comentar,ms vou faze-lo pq axo imp dar + 1 opiniao!!;) lembro-m perfeitament qd falamos a 1ªvez dest assunto (1 dia q tivemos até as 5h da manha na net!:p). Fost tu q m abrist os olhos e q m ajudast a formar opiniao!!:) concordo totalment c/o q dizes pq td gent fala, fala, fala.. ms n sabem realment o q dizem! So quem paxa pelas situaçoes sab (eu nnc paxei,ms ja tnh 1 opiniao!). Axo mt imp prevenir e axo q o dnh gasto em preservativos é o q é mlh gasto. Pq s querem ter relaçoes pelo - q as façam bem. N axo q exista 1 idd pa s fzr, axo q qd s fizer tem q ser com responsabilidad e com prevenção. Ao ter-se relações é imp ter-se consciencia dos riscos e pq n tntr minimiza-los ao máximo. Tds dizem q o fazem, ms n é vdd.. os métodos tb falham por isso é + 1 risco a ter em consideração. Qt ao aborto, eu sou a favor. Ng diga q fzr 1 aborto é egoísmo dos pais.. d certa forma tlvz, ms quem diz nnc paxou por situaçoes delicadas. Eu axo q s 1 filho vai estar ao encargo dos pais, so os pais podem decidir s podem ter esse encargo ou n.. + ng s deve meter. P/mim 1 criança so deve nascer qd ha realment condiçoes.. pq pa vir pa 1 mundo cruel e n ter as minimas condiçoes (na mnh opiniao!!) + vale a pena n nascer.. pa n ter a infelicidade d n ser feliz. Podem dzr q sou radical d+, admito q sim, ms eu ponho-m na situaçao d tar gravida com 15 anos.. a mnh vida e do pai da criança seria completament estragada.. consequentment a da criança tb. Nós n temos o drt d estragar a vida a alg q nem sequer pediu pa nascer. Por isso eu axo o aborto deveria ser legal.. e qt a decisao d abortar so os pais podem optar. S ha condiçoes axo mt bem nascer, ms s n ha.. n é necessario estragar a vida a + alg. Resumindo.. (finalment!!=p) qd s toma 1 decisao devemos pensar mt bem.. ter relaçoes sexuais faz part da vida por isso so cab a pexoa decidir qd, clr q deve saber o q acarreta e fzr d td pa n haver problms.. s acontecerem.. ha q minimiza-los s o aborto for o unico acto (contudo egoista) q previna o indesejado.. ha q faze-lo. Ms 1º pensar na pilula do dia seguint. Isto td so sera posto em pratica se n houver consciencia no acto,pois s se usar preservativo ou pilula,p.ex., a partida n será necessário. Dsc s m alarguei, ms axo mt imp flr destes assuntos. Parabéns tobé.. cm smp 1 pexoa q sab o q diz pq tem os pés bem postos na realidade.. *** Flávia  


Por sermos livres é que os bebés não devem ser abortados, porque eles também têm liberdade.Lá por os actos de homicidio serem penalizados e algum pessoal não deixar de matar pessoas, que os homicidios passam a ser despenalizados. Quanto às questões sociais e humanas, não são argumento, pois se assim fosse não teríamos África Negra, pois estes abortariam porque vivem no limiar da miséria, passam fome, sofre de imensas epidemias e são refugiados devidos às guerras.Pensarão vós, que merda de vida eles têm, mas não deixam de lutar pela vida!!!Quanto ao aborto por violação, e complicações de saúde para o bebé e/ou para a mãe, a questão não se aplica, pois são situações excepcionais e estão prevista na lei.O aborto não pode ser visto como um contraceptivo. Em caso de legalização o que se verificará na minha opinião, é que o aborto passaria a ser usado de maneira indescriminada. O nosso serviço de saúde nacional, já está como está, só nos faltava ter que acarretar com os abortos.Teríamos filas de espera para os abortos?Penso que os serviços de saúde são muito mais necessários para outras áreas.O aborto não é a solução, mas um remedeio.  


Olha vasco ... filas de espera para abortar? nao me parece ... pk como deve ser de "teu" conhecimento o aborto pode acarretar problemas de saúde!! Portanto nao acredito que fosse usado frequentemente pelas pessoas pois nao seria nada bom para a mulher fazer 4 abortos num ano por exemplo... As consequencias que isso iria trazer... i acho que por mais incultas que sejam as pessoas, ainda assim tem a capacidade de se aperceber que o aborto pode trazer problemas de saúde!  


Enviar um comentário

Adicionar aos favoritos